Educação psicomotora

O que é?

Também conhecida como estimulação global do desenvolvimento. Aplicada em âmbito escolar, assume um valor preventivo, através de diferentes dinâmicas corporais pretende-se estimular o bebé e a criança a desenvolver a consciência e propriocepção das diferentes partes do seu corpo, a desenvolver as noções básicas de espaço, de tempo, a conhecer e reproduzir diferentes ritmos, a planear, coordenar e controlar o seu movimento. Com este trabalho a criança desenvolve uma maior consciência das suas sensações corporais, essencial à identificação, compreensão e regulação emocional. Este trabalho é essencial para ajudar a criança a evoluir de um “estado egocentrista” para um mundo de relação com os pares e adulto, essencial à aprendizagem do pré-escolar.

Quando devo procurar?

• Crianças com indicadores de imaturidade psicomotora;
• Dificuldades de aprendizagem;
• Necessidade em promover a inclusão e relações de inter-ajuda e cooperação entre crianças com e sem problemáticas do neurodesenvolvimento;
• Alterações na regulação emocional.